6 DICAS PARA TORNAR SEU CURRÍCULO VÍSIVEL NO MERCADO DE TRABALHO

As estatísticas atuais mostram que o índice de desemprego está extremamente elevado. Com a crise provocada pela pandemia a atividade econômica foi afetada e o ritmo está desacelerado. Muitas pessoas também foram colocadas em home office e também tiveram redução da carga horária de trabalho.

Entre os setores da economia que foram mais afetados estão o comércio, bares e restaurantes, turismo e hotelaria, cultura, educação, entre outros. De outra parte alguns setores que estão em plena atividade a área da saúde, logística, e-commerce, tecnologia da informação, internet, redes sociais, marketing digital.

Como as transformações são praticamente diárias, com o governo interferindo no ritmo da economia, procurar emprego ficou cada vez mais difícil, tornando-se uma verdadeira “saga” conquistar um novo emprego.

Eu sei muito bem o que é essa tarefa de procurar emprego. No início da pandemia estava atuando como professor de ensino superior e a empresa que trabalhava, dispensou muitos professores, em razão da mudança de forma de aulas. Mudou de aulas presenciais para aula ao vivo via sistema “Google Meet”. Com esse sistema um professor consegue dar aula para pelo menos 120 /130 alunos. Meu filho estuda nessa modalidade e na sala de aula dele nesse semestre estão cerca de 140 alunos matriculados.

Portanto, encontrar uma vaga como professor atualmente está uma tarefa bem difícil.

Nesse ano de 2021 eu decidi mudar de carreira e encarar novos desafios.

Se você deseja permanecer na mesma carreira e procurar emprego nessa nova realidade, eu te dou algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.

Se tiver interesse de mais informações, preparei um vídeo no meu Canal do YouTube com dicas para você se destacar na procura por um novo emprego.

Dicas para você se destacar na busca por uma vaga de emprego:

1 – ATUALIZAR SEU CURRÍCULO NO FORMATO CANVA

O CANVA é uma plataforma de Design visual que possui diversos modelos bem interessantes para você preparar seu currículo. Inclua seus dados completos no formulário e envie para as vagas de emprego que deseja concorrer.

2 – CRIAR PERFIL NA REDE SOCIAL PROFISSIONAL –  LINKEDIN

O LINKEDIN é uma plataforma de relacionamento profissional onde boa parte das empresas está representada por profissionais de RH. As vagas de emprego são divulgadas e os membros da rede ficam sabendo. Além de interessante para conhecimento de vagas em aberto e também para compartilhamento é uma importante ferramenta de relacionamento profissional. Um perfil profissional cadastrado na rede, atualizado e bem divulgado pode trazer excelentes relacionamentos profissionais ao indivíduo.

3 – PARTICIPAR DE GRUPOS DE VAGAS

As redes sociais são uma excelente oportunidade de conhecer pessoas e empresas. Ter um perfil adequado e dinâmico pode gerar a oportunidade de ser aceito em grupos de interesse ligado a recursos humanos e oportunidades de emprego. Você pode pedir para ser incluído nos grupos formados por profissionais de sua área, e, também pedir para alguém te indicar. As redes sociais mais conhecidas que permitem a formação de grupos são os FACEBOOK, LINKEDIN, WHATTSAP.

4 – REALIZAR TRABALHOS DE APOIO SOCIAL

O momento que passa nossa sociedade é de mudanças e de extrema necessidade da participação em ações de apoio, ajuda e solidariedade. Em seu campo profissional de atuação identifique formas de contribuir com o próximo. Esse trabalho proporciona uma sensação de gratidão enorme na sociedade como um todo e um retorno emocional indescritível. Além de ser bom para a sociedade como um todo, poderá ser levado em conta na análise de seu currículo e perfil profissional.

5 – CRIAR UM DIFERENCIAL COMPETITIVO EM SEU CURRÍCULO

Entre todas as competências que possui, tarefas que realiza bem, escolha algumas que poucas pessoas realizem. Nessa análise crítica da sua carreira, escolha aquelas consideradas inovadoras e diferenciadas (domínio de alguma ferramenta, de alguma técnica, de sistemas computacionais). Invista nessa competência de forma a ser notada nas suas entrevistas, dinâmicas de grupo, provas práticas.

6 – PARTICIPAR DE CURSOS ON LINE, LIVES, PALESTRAS ON LINE

Faça uma análise da sua função no mercado de trabalho. Identifique cursos ou eventos no qual você possa participar e manter-se atualizado. Seu futuro empregado notará que você mesmo buscando recolocação no mercado de trabalho, está antenado e atualizado com as novidades de sua função, do segmento que você trabalha.

Arnaldo Pereira dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *