FERRAMENTA META SMART

A ferramenta META SMART foi nomeada dessa forma em razão de significar em inglês a palavra  “inteligente”, e também ser um acrônimo.

Auxilia na análise da viabilidade da meta que o indivíduo deseja atingir, e estabelece com clareza um passo a passo.

O ACRÔNIMO SIGNIFICA:

S – SPECIFIC (ESPECÍFICO)

M – MEASURABLE (MENSURÁVEL)

A – ATTAINABLE (ATINGÍVEL)

R – RELEVANT (RELEVANTE)

T – TIME BASED (TEMPO)

Sua criação foi atribuída a Georde Doran, na década de 1990, com a publicação de seu livro There`s a S.M.A.R.T. way to write Management Goals and Objectives (Existe um jeito melhor de escrever objetivos e metas gerenciais, na tradução literal) publicado em 1991.

A ferramenta inicialmente era destinada a empresas, mas com o decorrer do tempo, em razão dos bons resultados, começou a ser aplicada em pessoas.

CARACTERÍSTICA DESSA FERRAMENTA: Praticidade, Objetividade, Foco, Alvo

A ferramenta auxilia no planejamento estratégico, definindo metas para que o objetivo seja alcançado.

A aplicação da ferramenta começa com o coach apresentando a ferramenta ao coachee, explicando sua importância no processo como um todo.

Um processo de coaching que foca em saúde pessoal, pode ter a sessão direcionada ao coachee planejar formas de perder peso.

Podemos dizer que a aplicação da ferramenta no processo de coaching tem sua aplicação da seguinte maneira:

OBJETIVO: Estabelecer metas inteligentes no processo de Coaching

Vou exemplificar dessa forma:

Exemplo: Perder peso durante o ano de 2021, até 31 de dezembro de 2021

De acordo com o perfil do Coach, com as necessidades do Coachee, com o nível de envolvimento de ambos no processo, a sessão pode ter vários direcionamentos.

S – SPECIFIC – (ESPECÍFICO) – Definir metas que levem a conquistar seu objetivo, quanto mais clara, objetiva, dentro da realidade, maior a chance de conseguir:

Exemplo: Perder 10 quilos durante o ano de 2021

M – MEASURABLE – (MENSURÁVEL) – Definir metas que tenha a condição de medir, de avaliar

Elaborar, em conjunto com a nutricionista, cardápio adequado ao perfil da Coachee. Estabelecer rotina de medição do peso, comparando o peso desejado com o peso real atingido.

A – ACHIAVABLE – (ATINGÍVEL) – Estabelecer metas realistas, adequadas aos recursos e condições. Deve ser pesquisado, estudado o potencial para não estabelecer metas inatingíveis ou fáceis! Metas atingíveis motivam o coachee;

Exemplo: Elaborar mapa de acompanhamento do peso, com os resultados atingidos e, se necessário prever correções necessárias para atingir o objetivo

R – RELEVANT  – (RELEVANTE) – A meta escolhida deve ser importante, deve contribuir para que o resultado final do objetivo acrescente coisas positivas ao objetivo maior que se deseja conquistar.

Exemplo: O plano bem elaborado e seguido conforme planejado é importante para que o peso desejado seja atingido.

T – TIME – (TEMPO) – Estabelecer um prazo, uma data para que a meta seja conquistada, dessa forma é possível ajusta o foco e as energias.

Exemplo O prazo para atingir o peso desejado é 31 de dezembro de 2021, tempo negociado com toda equipe multidisciplinar

CONCLUSÃO: A ferramenta METAS SMART traz ao processo de coaching uma clareza na definição das metas a ser atingidas, provoca aumento de foco e direciona as energias do coachee a atingir as metas a ser atingidas.

Arnaldo Pereira dos Santos

Fonte de pesquisa: blog.anapro.com.br ; www.viverdeblog.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *